Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves

Escrito por SEMADES.

Fórum das Águas Tocantiins

A Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves, está localizada na região Sudeste do Estado do Tocantins, pertencente ao Sistema Hidrográfico do rio Tocantins (margem direita), correspondendo à unidade T5 da divisão hidrográfica oficial do Estado do Tocantins, com uma área de drenagem de 14.894,7 km², com comprimento 300 km e ocupa 5,4% da área do Estado.

O Projeto Manuel Alves trata-se de uma obra do Governo do Estado, através da Secretaria de Recursos Hídricos, hoje a atual Secretaria do Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável, que buscou, naquela ocasião, a extinta a Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente para nortear o processo de mobilização junto a consultora responsável pela obra. O trabalho de mobilização social foi planejado em cinco etapas, elaboras e direcionadas, de forma que no prazo de um ano fosse possível formar a Comissão Pró-Comitê.

Ao final de 2005 teve início o processo de mobilização social na área de abrangência da bacia hidrográfica do Rio Manuel Alves. Foi desenvolvido um trabalho de sensibilização e mobilização nos 12 municípios pertencentes à bacia: Almas, Chapada de Natividade, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paraná, Pindorama, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Santa Rosa do Tocantins, São Valério da Natividade e Taipas do Tocantins. Dos 12 municípios, Paraná e Pindorama optaram por não participar do processo de mobilização social para formação do comitê por apresentarem uma porção irrelevante dentro da bacia hidrográfica.

Em dezembro de 2006, realizou-se um seminário na bacia hidrográfica e formou-se a Comissão Pró-Comitê com boa participação popular e contendo representantes dos três segmentos sociais. Mesmo com a Comissão Pró-Comitê formada cada município desta bacia se manteve com seu grupo de trabalho formado para serem os articuladores do seu município, e dezembro de 2007 entrou com pedido de criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves junto ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH.

No Final de 2010 o conselho estadual de recursos hídricos deu o parecer sobre a criação do comitê. Em 22 de março de 2011 o Governador do Estado do Tocantins criou o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves.

Acesse o site oficial do comitê